Introdução ao Tantra Yoga

Dakshina Tantra Yoga:

Um Caminho para o Autoconhecimento

Quando as pessoas ouvem falar em Yoga, pensam logo em meditação, no canto do mantra “OM” e às vezes em respiração e posturas.O comentário é de que Yoga é algo muito devagar e parado, ou atualmente, algo tão acrobático, que muitas pessoas acham impossível de praticar. E quando se fala em Tantra Yoga as pessoas maliciosamente perguntam: “A yoga do sexo?”.

Tanto em relação ao yoga em geral, como no Tantra, as pessoas estão mal informadas, ou, digamos, pouco informadas. A visão do yoga está limitada.

O yoga é um corpo de conhecimento milenar que leva o indivíduo ao equilíbrio físico, mental e espiritual, desde que seja praticado seriamente e com bastante disciplina. Possibilitando ao indivíduo vivenciar plenamente suas emoções e potencialidades. Porém, o objetivo último do yoga é levar o indivíduo a ultrapassar a noção de individualidade e se reconhecer como totalidade, ou seja, que já sou Aquilo que busco: Sat-Citt-Ananda (existência- conhecimento-completude).

Esses objetivos são alcançados através da utilização de diversas técnicas, tais como: asanas(posturas), pranayamas(exerc. respiratórios), relaxamentos,abstrações dos sentidos, concentração, meditação, etc. Além de valores morais e éticos universais. Como também estudar os Vedas.

O Dakshina Tantra Yoga trabalha de forma individualizada, olhando as necessidades do aluno e qual a melhor técnica a ser utilizada para a busca do equilíbrio. Com o tempo de prática troca-se as práticas para acompanhar as mudanças do aluno.

(texto por Lígia Bittencourt e Lúca Elena F. Neto, professoras de Dakshina Tantra)

***********

               TANTRA  YOGA –  DAKSINA  TANTRA*

Yoga é uma prática milenar  originada na Índia há mais ou menos 5000 anos atrás. Propõe a evolução global e contínua das capacidades humanas ( física, mental e espiritual) e possui uma concepção de Homem como ser de totalidade e  relações (pensamento – emoção – ação interligados).

A palavra Tantra vem da raiz verbal sânscrita Tantr que significa governar, controlar, manter através de disciplina, já a palavra Yoga é derivada da raiz Yuj e significa unir, direcionar, concentrar, preparar e meditar. O Yoga divide-se em ramos, entre eles o Tantra Yoga, que leva o indivíduo a governar ou controlar a si mesmo, dando-lhe os meios para alcançar este objetivo. Busca o equilíbrio da personalidade e gera caminhos para uma melhor qualidade de vida e harmonia da saúde física, psíquica e espiritual.

Na concepção tântrica, tudo o que existe e se manifesta , desde as realidade mais materiais até as mais sutis ou espirituais, são formas diferenciadas de uma mesma energia principal. O manejo dessa energia produz transformações no Homem, podendo levá-lo a um estado supremo de Consciência, isto é, ao reconhecimento de que Jivatma (noção de individualidade) é Paramatma ( noção de totalidade) .

Assim, o Homem é configurado pela energia psíquica (sutil), denominada de Prana.  A variação do ritmo vibratório dessa energia produz os planos material, psíquico e mental, sempre compreendidos como vinculados uns aos outros e em circulação através das Nadis (condutos energéticos) e em transformação através dos centros energéticos , os Chacras. À medida que o indivíduo vai tomando consciência de todas as suas energias e sua capacidade de lidar com elas, vai harmonizando o seu interior e também se harmoniza com o todo.

Quando fala-se de Tantrismo, é preciso esclarecer de que existem duas linhas de pensamento: Vama e Daksina Tantra.

Para o Vama Tantra ( Tantra da Mão Esquerda), o homem é considerado a representação de Shiva ( o poder manifestador) e a mulher a representação de Shakti (a força da manifestação nas formas existentes) . Só pela união de ambos – e a forma mais íntima de união seria a relação sexual, ritualizada (Maithuna) – se poderia atingir a experiência do nenhum que representa a superação das diferenças individuais.

Na visão do  Daksina Tantra ( Tantra da Mão Direita), homens e mulheres possuem características masculinas e femininas em sua personalidade, numa compreensão não-dual do ser. Essas características devem ser equilibradas para que o indivíduo possa transcender as suas limitações e perceber que já é a felicidade que busca.

As  práticas no Daksina Tantra buscam o equilíbrio e  energização dos 7 centros energéticos principais, os Chacras (“roda” ,”anel”). A função desses centros é receber, acumular, transformar e irradiar o Prana por determinadas áreas do corpo que estão afetas à energização através deles; este processo se faz através das Nadis e dos plexos nervosos e glândulas endócrinas correspondentes a cada Chakra. Além disto, eles possuem características da personalidade – esta, para o Tantra, é  o somatório da energia mais ou menos  concentrada nesses centros principais.

Os Chacras são de natureza distinta e estão situados entre dois pólos na coluna vertebral. O primeiro deles ( Shiva) , corresponde à energia positiva e o segundo (Shakti), à negativa, ou seja, energia do espírito e da matéria, respectivamente.

1° Chacra : MULADHARA ( “mula” raiz “adhara” sustentação)

Está relacionado ao nível físico, à realidade do mundo material. Localiza-se no períneo e corresponde às glândulas endócrinas supra-renais e ao plexo nervoso autônomo coccígeo.

2 ° Chacra: SVADHISTHANA (suporte do sopro da vida)

É também chamado de centro sexual ligado à idéia de energia vital e de preservação da espécie. Corresponde ao nível instintivo e se caracteriza pela noção de fluidez. Está localizado nos órgãos genitais e corresponde às glândulas sexuais e ao plexo nervoso sacro.

3º Chacra : MANIPURA ( Cidade das Jóias)

Está relacionado ao nível emocional e suas características são a expansão e o calor. Está localizado na região lombar e abdominal, corresponde à glândula endócrina  pâncreas e ao plexo nervoso epigástrico.

4°  Chacra: ANAHATA  ( Som Místico- som primordial sem o choque de dois objetos)

É o Chacra cardíaco e relaciona-se com o nível afetivo, caracterizando-se pelas noções de relacionamento, empatia e sentimentos.Sua localização no corpo físico é a região do externo, correspondendo à glândula endócrina timo e ao plexo nervoso cardíaco e pulmonar.

5° Chacra :VISUDDHA ( Grande Pureza)

Corresponde ao centro laríngeo e ao nível criativo ( artístico,intelectual ou moral). Caracteriza-se pelo desenvolvimento intuitivo e espiritual e, devido a esse último, ele é chamado de  “O Portal da Grande Liberação”. Está ligado também à verbalização dos sentimentos, emoções e sensações. Localiza-se na região da garganta, no centro do pescoço e corresponde à glândula endócrina tireóide e ao plexo nervoso laríngeo.

6° Chacra: AJNA ( Mando)

Está relacionado ao nível intelectual e está ligado à consciência e à atividade mental em todas as suas formas e graus: cérebro e sistema nervoso central, as percepções e sentidos. Fica localizado na região entre os olhos e corresponde à glândula endócrina hipófise ou pituitária e ao plexo nervoso cavernoso.

7° Chacra: SAHASHARA ( Lótus das Mil Pétalas)

É o centro superior, relacionado ao nível transcendental ou transpessoal, onde o indivíduo ultrapassa as limitações do ego e consegue viver com total consciência a plenitude do Ser. Localiza-se no topo da cabeça e corresponde à glândula endócrina pineal.

A prática do Daksina Tantra Yoga destina-se a adultos, adolescentes, crianças e gestantes e as técnicas utilizadas são: Asanas (posturas); Pranayamas (controle do Prana); Exercícios respiratórios; Kryas (exercícios de limpeza das Nadis,os condutos energéticos ); Dharana (exercício de concentração da mente); Relaxamento , estudos de Vedanta, etc.

Seus benefícios são: a) físicos  – equilíbrio do tônus muscular e dos sistemas fisiológicos (respiratório, circulatório, digestivo, nervoso, endócrino e demais sistemas) ; maior flexibilidade corporal; melhoria de males tais como : enxaqueca, dores na coluna, tensão menstrual, artrite, artrose e outros ; maior concentração e diminuição de estresse. b) emocionais – maior controle e conhecimento das reações emocionais; aumento da auto-estima; maior coerência entre o pensar, o sentir e o expressar; ativação da memória e da criatividade; compreensão do mundo como lugar de conquistas e superação de desafios. c) espiritual – transcendência da noção de individualidade (ser limitado) e reconhecimento de si mesmo como totalidade ( ser ilimitado).

(Essas informações tiveram como referência os ensinamentos do Prof. Paulo Murilo Rosas do Centro Kailasa – RJ    www.tantrayoga.com.br)

* Autoras: LÚCIA ELENA FIGUEREDO NÉTO – Profª de Daksina Tantra Yoga no Espaço TeSer- Recife-PE luciael07@yahoo.com.br

LÍGIA BITTENCOURT – Profª de Daksina Tantra Yoga no Espaço TeSer – Recife-PE- tantraligia@uol.com.br

Anúncios

6 comentários

  1. Anna Helena said,

    Abril 9, 2009 às 2:52 am

    olá mais uma vez, acabei de ver a programação completa!!1 obrigada

  2. Carolina said,

    Outubro 19, 2009 às 12:21 pm

    Bom dia! Gostaria que enviassem para o meu email o preço do curso e confirmassem se o horário ainda é esse do site.. tambem algum ponto de referencia pois moro em boa viagem e nao tenho certeza se consigo chegar aí.

  3. maria cristina correa samapio said,

    Fevereiro 27, 2012 às 12:15 pm

    bom dia! gostaria de receber a programação dos cursos de 2012.
    Obrigada!

    • xaxim said,

      Fevereiro 28, 2012 às 12:15 pm

      Certo Maria Cristina em breve divulgaremos mais detalhes de nossos cursos em 2012. Lúcia Elena

  4. Ângel Coelho said,

    Novembro 21, 2016 às 9:11 pm

    Boa noite!
    Gostaria de saber o valor e os horários do yoga tantra, também há aulas para homens ?(nas fotos só vejo mulheres praticando).

    • xaxim said,

      Novembro 24, 2016 às 2:07 pm

      Ângel,
      a prática é direcionada para mulheres e homens.
      Por favor ligue 32414882 e fale com Etiene para maiores informações.
      Lúcia Elena


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: