Tipos de práticas

img_20161028_074544998

img_20161104_071941610img_20161028_073226765_hdr

YOGASANAS

Asanas (posturas) são exercícios psicofísicos de energização dos Chakras.

Os asanas são organizados em séries e apresentados ao aluno de acordo com as suas necessidades, buscando o equilíbrio da  personalidade e alcançando os níveis de consciência referente a cada chakra.

São precedidas da prática do Yoga Kuruntha e das  Kriyas (técnicas de limpeza dos condutos energéticos). Ao final da realização da série é feito um relaxamento e pranayama.

Dependendo da necessidade e capacidade do aluno exercícios de dharana(concentração), pratyahara (abstração dos sentidos) e meditação também são indicados.

 

dsc00446YOGA PARA GESTANTES

  “Permitir o nascimento é o oposto da submissão cega” [1]

             A espera do nascimento de uma criança é um período especial, rico em sensações, emoções e profundas mudanças no corpo. É também repleto de dúvidas, ansiedades e medo, podendo ser acompanhada de dores nas costas, problemas digestivos e circulatórios, insônia e outras manifestações.

As incertezas diante de um corpo em constante transformação que carrega um ser tão presente mas ainda ausente ao olhos, pode retirar a calma e a paz interior tão importantes nesse momento.

Assim, a gravidez e o parto saudáveis também requerem  preparação corporal e  cuidados que levem ao equilíbrio emocional.

Nossa prática com as gestantes é realizada através de posturas e movimentos que levam à preparação e fortalecimento da musculatura da região pélvica e de pernas, maior conforto para a região das costas e coluna, flexibilidade e alongamento, melhora da circulação, equilíbrio mental e emocional. Ainda proporciona o desenvolvimento da consciência corporal acarretando em maior autonomia e participação antes e durante o parto . O trabalho também auxilia as futuras mães a aumentarem o vínculo com o bebê, na medida em que elas tomam consciência do que está se passando dentro do seu corpo. Assim, a prática tanto traz benefícios para o período da gravidez como também prepara para o momento do parto e pós-parto.

Durante a seqüência dos movimentos, o trabalho com a respiração está sempre presente, reduzindo a ansiedade e propiciando relaxamento. A paz interior e a calma serão responsáveis pelo êxito da gravidez e, conseqüentemente, um parto tranqüilo, o que não quer dizer sem dor, mas com uma melhor consciência e maior tranqüilidade da mãe para acolher seu filho. A gestante também é preparada para conhecer e coordenar a musculatura exigida no momento do parto.

O parto então pode ser vivido como uma entrega às forças da vida, com um corpo que consente, dando à luz.

Após o parto a recuperação é facilitada, pois um corpo e mente preparados e trabalhados conseqüentemente proporcionam um estado geral satisfatório.

A prática deve ser iniciada a partir da liberação médica para atividade física e seguir até o momento do parto, com a freqüência de dois encontros semanais de uma hora e quinze minutos cada. O trabalho também facilita a troca de experiências entre as participantes, podendo-se abordar questões como, receios diante do parto, vida sexual, preparos para amamentação, entre outros temas.

[1] Bertherat, M.,Bertherat ,T., Brung,P.  -Quando o Corpo Consente  , SP, Martins Fontes,1997.

dsc00877dsc00869dsc00873dsc00892

YOGA KURUNTHA

Yoga Kuruntha – Yoga das Marionetes – é uma técnica do Yoga com o propósito de realizar aquecimento, alongamento, equilíbrio da lateralidade e força. É vivenciada antes das práticas dos asanas . Os movimentos são feitos  com ajuda de cordas presas em argolas fixas na parede.

O aumento de flexibilidade e a maior consciência do próprio corpo desta prática facilita no  posicionamento  correto do corpo nos asanas.

Trabalhando com as principais articulações do corpo, e sendo as articulações consideradas chackras secundários, ajuda na melhor distribuição de energia pelo corpo.

TANTRATERAPIA

São práticas direcionadas para auxiliar no processo de melhora dos sintomas e, dependendo do nível da doença e do esforço do praticante, alcançar a cura.

São séries de posturas específicas para:

– Insônia

– Constipação

– Bronquite asmática

– Problemas na coluna vertebral

– Desequilíbrio hormonal feminino

– Estresse e ansiedade

– Rejuvenescimento

Entre outras.

Anúncios

6 comentários

  1. Thayanna said,

    Fevereiro 19, 2016 às 10:49 pm

    Boa noite! Quanto custa as aulas de yoga kuruntha? E quais os dias e horários?

    • xaxim said,

      Fevereiro 23, 2016 às 3:57 pm

      Thayanna,
      A Prática do Kuruntha Yoga faz parte do início das aulas, visando a preparação para os asanas trabalhando flexibilidade e alongamento, ela não é dada separadamente.
      Sugiro que você faça uma aula experimental, nossos horários constam do site, ligue para (81) 3241-4882 e agende com Etiene.
      Lúcia Elena

  2. Flávia Cavalcanti said,

    Outubro 13, 2016 às 2:32 pm

    Bom dia! Quais os horários para a prática de Yoga para Gestantes. Gostaria de agendar uma aula experimental. Liguei para vcs mas ninguém atendeu. Estou com 6 meses de gestação e pratico musculação há três anos (só parei no primeiro trimestre). Nunca pratiquei Yoga. Obrigada! Flávia Cavalcanti.

    • xaxim said,

      Outubro 14, 2016 às 7:15 pm

      Boa tarde Flávia,
      Você pode realizar em todos nossos horários menos o de terça e quinta feiras às 18:15h. Apareça para uma aula experimental.Lúcia Elena

      • Flávia Cavalcanti said,

        Outubro 18, 2016 às 7:22 pm

        Muito obrigada, Lúcia Elena! Então irei amanhã (quarta-feira, dia 19/10), às 18:30hs. Flávia.

  3. Flávia Cavalcanti said,

    Dezembro 29, 2016 às 11:22 pm

    Professora Lígia, não deu tempo de nos despedirmos. Minha última semana em Recife foi tão corrida, tentando “limpar” a mesa antes de sair de recesso-férias-licença, que sempre saía do trabalho após as 18:30hs. Quero, por aqui, desejar um 2017 maravilhoso, de muita saúde e paz, e agradecer por tanta atenção e cuidado. Eu e Miguel amamos as aulas de Yoga, nos fez muito bem. Muito obrigada mesmo!!!! Assim que puder, voltarei!!! Mil beijos!!!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: